As incríveis dunas dos Lençóis Maranhenses

Nenhum Comentário

As incríveis dunas dos Lençóis Maranhenses

Depoimentos

Quem nunca imaginou caminhar pelas dunas dos Lençóis Maranhenses e mergulhar em suas lagoas cristalinas? Para mim, foi a realização de um sonho. Cenário do filme Casa de Areia e de diversos comerciais da TV, os Lençóis sempre foi um destino que eu gostaria de conhecer.
Na primeira oportunidade que tive, embarquei com destino ao paraíso. Fui em janeiro, uma época não muito boa para conhecer o Parque, pois a maioria das lagoas estão vazias, mas mesmo assim deu para aproveitar bastante e me encantar com as paisagens.

A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é de maio a setembro, porque as chuvas já passaram e deixaram seu maior tesouro, as águas. Nesta época, a cada passo neste deserto de dunas branquinhas, encontramos uma lagoa diferente, cada uma com sua tonalidade e igualmente lindas.

Foram 7 dias de deslumbre. Primeiro conheci São Luis do Maranhão, a capital do reggae. Fiquei hospedada no antigo Grand Hotel São Luiz, localizado no centro histórico da capital, ótimo para quem deseja caminhar por suas ruas, conhecer os mercados, almoçar em um restaurante tradicional, visitar museus e observar o dia a dia do povo maranhense. Depois, fui para Barreirinhas, onde fiquei 4 dias hospedada na Pousada Encantes do Nordeste. O nome diz tudo, é um lugar encantador. Com instalações charmosas e um restaurante delicioso aos fundos. 

Me programei para fazer os passeios mais tradicionais do Parque. Assisti à um belo pôr do sol nas dunas dos pequenos Lençóis, passeei de lancha pelo Rio Preguiças conhecendo pequenos povoados como Vassouras, Caburé e Mandacaru, encravados entre as duas e o rio. E por fim, navegamos até o povoado de Atins, para conhecer algumas das paisagens mais selvagens do parque, com dunas e lagoas quase entocadas. Quem tiver mais tempo, recomendo muito assistir à revoada dos Guarás, um lindo pássaro que vive na costa brasileira e encanta com sua plumagem vermelha, fruto de seu hábito alimentar, os caranguejos. É um verdadeiro espetáculo da natureza!

Outro espetáculo, mas da gastronomia, é o camarão da Luzia. A receita é guardada a sete chaves e atrai milhares de turistas o ano inteiro. O restaurante é simples, mas o camarão vale ouro. Quem visita os Lençóis Maranhenses, tem que conhecer.

Como em todo o Nordeste, no Maranhão faz muito calor. Então prepare-se, leve roupas leves e beba muita água. Também esteja disposto a caminhar bastante para conhecer as lagoas mais distantes, vale muito a pena!

Se você puder estender suas férias, recomendo percorrer a Rota das Emoções, que liga os Lençóis Maranhenses à Jericoacoara. Com um 4×4 e um guia especialista, é possível explorar as mais belas paisagens do Maranhão, Piauí e Ceará, como o terceiro maior delta do mundo, o Delta do Parnaíba. 

Há muito o que conhecer na região dos Lençóis Maranhenses e acredite, a cada visita a paisagem estará diferente. As dunas se movimentam e transformam o cenário, tornando toda viagem numa experiência única.

Mais um sonho realizado, agora já estou pensando no próximo destino. Aproveite para realizar o seu também, a melhor época está chegando e antecipação nas reservas é fundamental para garantir as melhores hospedagens e serviços. Lembre-se, quem nunca imaginou visitar os Lençóis Maranhenses?

 

por Vilma Ferreira