Descubra a Ilha de Marajó

Roteiro - $$ ?

A Ilha de Marajó é o destino perfeito para uma experiência em que visitantes, natureza e comunidades locais se conectam. São tantos atrativos que somente uma imersão intensa para vivenciar a fundo todo o potencial da Ilha. Pensando nisso, elaboramos um roteiro especial para nossos viajantes! Ao longo de quatro dias, vamos te levar para explorar os segredos da sua exuberante natureza e da rica cultura do povo marajoara.

Maior ilha fluvial marítima do planeta, Marajó é um mosaico de encantos. Cercada pelo Oceano Atlântico e pelo rio Amazonas e seus tributários, a ilha é guardiã do maior acervo de descobertas arqueológicas de toda a bacia amazônica e abriga resquícios da cultura indígena marajoara que desapareceu misteriosamente durante o período da colonização portuguesa. Seus campos inundáveis, praias selvagens e manguezais a tornam um lugar especial para seus visitantes.a do Marajó.

 

Roteiro – Dia a Dia

 

 

1º Dia – ORIGEM / BELÉM / ILHA DE MARAJÓ / CAMPOS DE MARAJÓ

Embarque no aeroporto de sua cidade de origem pela manhã com destino a Belém. De acordo com seu voo, recomendamos chegar em Belém no dia anterior.
Recepção no aeroporto e traslado para o Terminal Hidroviário de Belém, de onde partimos em direção à Ilha do Marajó. Sua viagem durará cerca de 2 horas navegando pelo estuário do rio Amazonas, atravessando a região insular de Belém, depois a Baía de Marajó, até a chegada em Soure onde ficaremos hospedados. Importante: o horário de chegada previsto é as 10h30, porém por padrão o check-in nos hotéis ocorre apenas a partir das 13h. Quando houver disponibilidade no hotel escolhido poderemos fazer o check-in antecipado, mas quando isso não for possível, seu anfitrião estará pronto para antecipar algum passeio inicialmente programado para o dia seguinte. De tarde, partiremos com destino ao interior da Ilha, para visita aos campos de Marajó. Nosso objetivo é observar espécies da fauna marajoara como maguaris, garças brancas e azuis, guarás vermelhos, mergulhões, patos selvagens e muitos outros. Com um pouco de sorte poderemos avistar macacos guariba (ou bugio) e capivaras, muito comuns nessa região. Retornamos ao hotel após o pôr-do-sol.

Pernoite na Ilha de Marajó
Sem Refeições

2º Dia – CERÂMICA MARAJOARA / ATELIÊ DE COURO / COSTA MARAJOARA / FLORESTA DE MANGUES / PASSEIO DE CANOA / MONTARIA EM BÚFALOS

Após o café da manhã, partiremos para conhecer o entorno da cidade com paradas no Ateliê de Cerâmica Marajoara do Artesão Carlos Amaral, que reproduz peças baseadas na cultura Aruan, última etnia indígena a habitar Marajó. Em seguida, conheceremos o Ateliê de Couro (e curtume), local de produção artesanal de artigos em couro, tradição transmitida por gerações, que ainda mantém características originais de produção. Por último, o Ateliê do Artesão Ronaldo Guedes, que reproduz peças cerâmicas baseadas nas diversas etnias indígenas que habitaram Marajó, além de peças em madeira coletada nas praias e manguezais.
Em seguida, deixaremos a cidade, rumo a praia da Barra Velha, onde conheceremos a praia e os mangues, fazendo uma caminhada costeira até o banco de areia chamado Ponta do Garrote (somente na maré baixa). Almoço livre (não incluso). Assim que a maré permitir, deixaremos a cidade e nos deslocaremos até uma fazenda extrativista, onde viveremos uma experiência genuinamente marajoara descobrindo a Costa de Marajó. Um passeio de canoa nos levará pelos igarapés que cruzam a floresta de igapó e manguezais, até Praia Goiabal, uma belíssima praia deserta onde fazemos uma caminhada costeira até uma trilha formada por pontes rústicas, construídas sobre as raízes das árvores de mangues que formam a floresta, com árvores de até 30 metros de altura, até encontrarmos os búfalos, os maiores animais da ilha, que nos levarão em montaria por um caminho preservado através dos campos, de volta a sede da fazenda. Retorno para a pousada no final da tarde e noite livre.

Pernoite na Ilha de Marajó
Café da manhã

3º Dia – VILA DE PESCADORES E PRAIA PESQUEIRO / PASSEIO DE BARCO NO FURO MIGUELÃO

Após o café da manhã, iremos conhecer a vila de pescadores na Praia Pesqueiro. Após a visita, reservaremos o restante do dia para você curtir a manhã de sol na praia. Aproveite o tempo livre para relaxar na piscina do Hotel, enquanto esperamos a maré alta para sairmos em direção ao trapiche de nossa base, localizada na margem do Rio Paracauary, de onde partimos em barco regional motorizado com destino ao Furo Miguelão. Um caminho pelo rio sob a floresta de mangue e floresta de igapó, construído com força humana, na primeira metade do século 20, para encurtar a navegação entre as fazendas da região. Parada para banho de rio. Retorno ao hotel em seguida

Pernoite na Ilha de Marajó
Café da manhã

4º Dia – ILHA DO MARAJÓ / BELÉM / RETORNO PARA A CIDADE DE ORIGEM

Após o café da manhã, tempo livre para se despedir da região.
Traslado para o porto Camará, em Marajó, para embarque de retorno com destino à Belém. Sua previsão de chegada a Belém utilizando o transporte fluvial será entre 16h e 19h. A fim de evitar transtornos, recomendamos utilizar voos saindo de Belém a partir das 22h. Caso seja necessário, adicione um pernoite em Belém e voe no dia seguinte para seu local de origem.

*Consulte a disponibilidade de traslado saindo mais cedo da Ilha.

Sem pernoite incluso
Café da manhã

COMPARTILHE:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on Tumblr

Serviços

Inclui:

Traslados terrestres de chegada e saída em Belém
Traslados fluvias de Belém para Marajó
3 pernoites na Ilha de Marajó no hotel escolhido c/ café da manhã
Todos os passeios descritos na programação, ingressos e taxas onde houver cobrança.
Guia local falando português/inglês
Seguro Viagem
Brinde Especial

Não Inclui:

Passagem aérea
Pernoites e serviços em Belém
Bebidas
Refeições não mencionadas
Despesas de ordem pessoal
Itens não mencionados no roteiro
Taxas e Impostos Governamentais

PI