Descubra Alter do Chão e a Floresta Nacional do Tapajós

Roteiro - $$ ?

Praias, igarapés, igapós, lagos, serras, botos, florestas, aquários naturais, jardins submersos, árvores gigantes… São tantas paisagens, uma mais bela que a outra, que só vendo com os próprios olhos para capturar toda a grandeza de Alter do Chão. Preparamos um pacote de viagem de 4 dias para você aproveitar tudo o que Alter do Chão tem a oferecer. Esse é um destino especial no Pará, onde a natureza monta o seu próprio espetáculo. Localizada no coração da Amazônia, Alter do Chão, com suas praias de águas mornas, doces e verde-esmeralda, impressionam tanto, que passou a ser chamada de “Caribe Amazônico”. Cenários deslumbrantes e inesperados são constantemente revelados a cada trilha caminhada e a cada rio atravessado. A Floresta do Tapajós em si é um presente para os olhos, com suas lindas praias, igarapés e igapós. E lá, no meio de toda essa paisagem, você encontrará um pequeno povoado que, vivendo em perfeita harmonia com a natureza em sua volta, tem muito a ensinar a seus visitantes.

 

Roteiro – Dia a Dia

 

1º Dia – ORIGEM / SANTARÉM

Apresentação no aeroporto de origem e embarque com destino à Santarém. Encontro no Aeroporto, seguido de traslado para Alter do Chão e check-in no hotel. O horário de check-in no hotel inicia as 13h, caso seu voo chegue antes disso verifique se está disponível check-in antecipado. O tempo de deslocamento aproximado até Alter do Chão é de 1h.

Tarde livre para explorar a Vila a pé. A Vila de Alter do Chão possui um centrinho com algumas lojinhas interessantes como a Semente, que vende produtos biodegradáveis e a Araribá, que possui artesanato de mais de 80 diferentes povos indígenas!

Pernoite em hotel
Café da manhã

2º Dia – LAGO VERDE / SERRA DA PIRAOCA / PONTA DO CURURU

Após o almoço, saíremos para um passeio de barco a motor pelo Lago Verde, lugar de grande beleza natural de onde, segundo conta a lenda, os índios Borari, antigos habitantes da região, retiravam pedras para a confecção do muiraquitã, um amuleto em forma de sapo. Durante os meses de fevereiro a julho, inverno amazônico, visitamos a Floresta do Caranazal, uma floresta que permanece submersa durante esse período. Durante os meses de agosto a janeiro, verão amazônico, visitamos o Igarapé do Macaco, um caminho de águas cristalinas e uma das principais nascentes do Lago Verde. Em seguida, uma caminhada nos leva até o mirante da Serra da Piraoca, de onde temos uma vista panorâmica em 360° do Rios Tapajós e de Alter do Chão. No final da tarde, navegaremos pelo Rio Tapajós até a Ponta do Cururu, uma ponta de areia lançada sobre o rio, onde assistimos ao pôr-do-sol, refletido no grande rio. É um bom momento para avistamento dos golfinhos de água doce, os botos, que costumam brincar neste lugar durante o cair da tarde. Retornamos a Alter do Chão ao anoitecer. Noite livre.

Obs.: Durante os meses de fevereiro a julho devido às chuvas que caem na Amazônia, o nível dos rios sobe e cobre a grande maioria das praias ao longo dos rios. Viajando nesse período não espere encontra-las.

Pernoite em hotel
Café da manhã

3º Dia – FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS

Após o café da manhã, saíremos para visita à Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), uma reserva florestal de 600.000 hectares que abriga floresta primária, praias, comunidades tradicionais, igarapés e igapós. Chegamos à comunidade de Maguari, um povoado com aproximadamente 50 famílias, cuja economia é baseada na utilização sustentável dos recursos naturais da floresta. Em seguida, iniciaremos uma caminhada de 3 a 4 horas pela floresta, onde encontramos diversas árvores imponentes, de grande valor medicinal e alimentar para as comunidades locais. Nosso objetivo é chegar até a centenária e gigantesca Sumaúma. Retornamos para o almoço rústico, na casa de uma das famílias moradoras da comunidade. Após o almoço e um merecido descanso, vamos aprender um pouco sobre a produção de bolsas e outros artigos artesanais feitos do látex – o “couro vegetal” extraído das seringueiras. Para fechar nossa visita, saímos para banho no igarapé da comunidade vizinha, chamada Jamaraquá, que possui um aquário natural repleto de peixes e decorado com um jardim submerso. Retornamos a Alter do Chão no fim da tarde. Noite Livre.

Pernoite em hotel
Café da manhã e Almoço

4º Dia – RETORNO PARA A CIDADE DE ORIGEM

Dia reservado para sua partida. Sua diária encerra ao meio dia. De acordo com o horário do seu voo, saída do hotel e traslado para o aeroporto de Santarém, seguido de embarque com destino à sua cidade de origem.

Sem pernoite incluso
Café da manhã

COMPARTILHE:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on Tumblr

Serviços

Inclui:

– Traslados Aeroporto / Hotel / Aeroporto
– 3 pernoites em Alter do Chão no hotel escolhido c/ café da manhã
– Todos os passeios descritos na programação, ingressos e taxas onde houver cobrança
– Guia local falando português/inglês
– Seguro Viagem
– Brinde Especial

Não Inclui:

– Passagens aéreas
– Bebidas
– Despesas de ordem pessoal
– Itens não mencionados no roteiro

 

PI