Jalapão 360º

Saídas especiais em 2018, consulte!

Roteiro - $$ ?

No coração do Brasil, em meio à imensidão da Serra Geral, existe uma região onde a natureza se mantém praticamente intacta: o Jalapão. Apesar de sua fama de “deserto”, o Jalapão está bem longe disso, revelando aos seus visitantes uma fauna e flora riquíssima. Dentre suas vastas dunas douradas, de até 30m de altura, e seus grandiosos paredões de chapadas, o Jalapão esconde grandes rios, corredeiras e lindas cachoeiras de águas esmeraldas que sempre instigam um delicioso banho. O fervedouro é a grande atração local, divertindo os viajantes que flutuam sobre suas águas sem o menor esforço, graças ao curioso fenômeno da ressurgência. Mas como todo paraíso, o Jalapão é de difícil acesso, limitando o número de turistas que visitam a região. Chegar aos atrativos do Jalapão é uma aventura por si só: as estradas são de areia e apenas um 4×4 consegue acessar seus tesouros naturais. E falando em tesouros, o Jalapão possui, em suas terras, uma joia natural raríssima e exclusiva da região – o capim dourado. A Comunidade da Mumbuca é conhecida pelos incríveis artesanatos de capim dourado, vendidos pelo Brasil e mundo afora. O espírito de seu povo só poderia refletir a leveza da esplêndida natureza que o cerca. Uma natureza que só poderia ser brasileira. Conheça os incríveis roteiros que preparamos para você e se apaixone pelo coração do Brasil.

 

Roteiro – Dia a Dia

 

1º Dia – ORIGEM / PALMAS

Hoje embarcaremos em voo com destino a Palmas, capital do Tocantins e ponto de partida de nossa jornada pelo Jalapão! Após nossa recepção no Aeroporto de Palmas, faremos o traslado até o hotel, onde passaremos esta noite. O restante do dia será livre para aproveitarmos a cidade.

Sem refeições;
Pernoite em pousada.

Dia – PALMAS / SERRA DA CATEDRAL / SÃO FÉLIX DO TOCANTINS / FERVEDOURO DA BELA VISTA / MATEIROS

O café da manhã de hoje será bem cedinho, pois teremos um dia longo pela frente. Logo cedo, nos encontraremos na recepção da Pousada dos Girassóis para, juntos, partirmos em direção ao Jalapão. No caminho, faremos uma parada no Morro Vermelho e no Morro dos Macacos – um ótimo momento para sacar a câmera e tirar fotos! A Serra da Catedral, nossa próxima parada, também nos presenteará com um lindo visual da região. Chegaremos a São Félix do Tocantins no início da tarde e aproveitaremos para fazer nossa parada para o almoço. Depois do almoço, continuaremos nossa viagem, fazendo uma parada para conhecer o mais novo atrativo do parque: o Fervedouro da Bela Vista. Em seguida, conheceremos outro fervedouro – o da Glorinha. Chegaremos a Mateiros no final do dia, por volta das 17h00. Após nossa acomodação na Pousada Panela de Ferro, sairemos para jantar na cidade. Retornaremos, então, ao hotel para descansar e passar a noite.

Café da manhã, almoço e jantar inclusos;
Pernoite em pousada.

3º Dia – MATEIROS / MIRANTE DA SERRA DO ESPÍRITO SANTO / CACHOEIRA DA FORMIGA / MUMBUCA / DUNAS / MATEIROS

Para os mais dispostos, hoje sairemos bem cedo para a primeira aventura do dia: a subida da Serra do Espírito Santo (serviço opcional – à parte), uma caminhada com uma subida dura mas recompensadora, pois o visual do nascer do sol no topo da serra é maravilhoso. Retornaremos para o café da manhã no hotel e, em seguida, partiremos em direção à Cachoeira da Formiga, onde faremos uma pausa para relaxar em suas águas verdes e límpidas. Após fazermos um lanche, seguiremos em direção à Comunidade Quilombola da Mumbuca, onde nasceu o Artesanato de Capim Dourado. Lá, acompanharemos o lindo trabalho das mulheres locais, que produzem peças artesanais únicas que serão distribuídas por todo o Brasil e pelo mundo afora. A população do Mumbuca é pequena – não chega a 200 moradores. É possível observar as diferentes funções dos homens e das mulheres: os homens plantam para o consumo da família, enquanto as mulheres colhem a produção e preparam a farinha, além, claro, de atuarem como artesãs. Após uma parada para lanchar e fazer algumas compras na região, visitaremos o Fervedouro dos Buritizinho e tomaremos um delicioso banho no Lago do Rio Formiga. No final da tarde, viajaremos até as Dunas do Jalapão para curtirmos um pôr-do-sol memorável! Lá, teremos um visual lindo da Serra do Espírito Santo, paredão de quartzo que pela ação dos ventos, formam as dunas: um cenário inesperado, são enormes dunas de areia de quartzo douradas com até 30m de altura. No fim do dia, retornaremos ao hotel, em Mateiros. Jantaremos pela cidade e, em seguida, voltaremos para passar a noite no hotel.

Café da manhã, lanche de trilha e jantar;
Pernoite em pousada

4º Dia – MATEIROS / CACHOEIRA DA VELHA / PONTE ALTA

Após o café da manhã na Pousada, sairemos em direção a uma das principais atrações do parque: a Cachoeira da Velha, a maior cachoeira do Jalapão, com cerca de 20m de largura. No caminho, faremos uma parada para curtir a Serra do Espírito Santo e tirar algumas fotos da região. Chegaremos à Cachoeira da Velha no final da manhã e faremos uma pausa para lanche de trilha. Também aproveitaremos para relaxar às margens do Rio Novo, próximo à cachoeira, com suas águas doces e mansas e suas matas de galeria. Em seguida, partiremos com destino à Pedra Furada para contemplar o pôr-do-sol, um dos grandes espetáculos do Jalapão. Continuaremos viagem em direção à Ponte Alta – o portal sul da entrada do Jalapão, localizado a 200km de Palmas – onde passaremos a noite. Após nosso jantar, retornaremos ao hotel escolhido para pernoitar.

Café da manhã, lanche de trilha e jantar;
Pernoite em pousada.

5º Dia – PONTE ALTA DO TOCANTINS / CACHOEIRAS / PALMAS

Logo cedo, após o café da manhã, sairemos para visitar duas cachoeiras locais: a Cachoeira do Soninho Grande e a Cachoeira do Soninho Pequena. Aproveitaremos para tomar um banho em suas águas e, em seguida, retornaremos à Pousada para o almoço. Partiremos, então, em direção a Palmas, fazendo uma parada no turístico Portal do Jalapão e na Ponte Velha que deu nome à Cidade de Ponte Alta. Aproveitaremos, ainda, para visitar algumas lojas de artesanato na cidade. No caminho, faremos uma pequena caminhada para contemplar o belo Cânion do Sussuapara, um cânion bastante estreito, formado pela intensa e recorrente força do vai-e-vem das águas que cortam as rochas. Lá, tomaremos um belo banho na Cachoeirinha do Sussuapara. Retomaremos nossa viagem em direção a Palmas, com previsão de chegada às 18:00. Faremos o check-in no hotel, onde passaremos a noite.

Café da manhã e almoço;
Pernoite em pousada.

6º Dia – PALMAS / ORIGEM

Hoje nos despediremos do Tocantins e voltaremos à nossa cidade de origem. Após café da manhã, faremos o traslado ao Aeroporto de Palmas para pegar o voo de retorno.

Café da manhã;
Sem pernoite.

**A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.

 

Este roteiro é indicado para pessoas com um espírito aventureiro, que desejam conhecer uma região de beleza rara. A região tem difícil acesso e atrativos distantes. Durante todo o roteiro, percorremos cerca de 1.000km de distância em veículos 4×4. Metade desse trajeto é feito em precárias estradas de terra e areiões. A cada dia, um novo desafio e uma nova rota nos aguardam! As atividades locais incluem caminhadas de baixa intensidade em terreno irregular.

COMPARTILHE:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on Tumblr

Serviços

Inclui

– Transfer In / Out: Aeroporto Palmas / Pousada / Aeroporto Palmas (será cobrado adicional de R$ 60,00 p/ trecho para transfers das 22:00h às 5:00h)
– 02 pernoites em Palmas c/ café da manhã
– 01 pernoite em Ponte Alta c/ pensão completa
– 02 pernoites em Mateiros c/ pensão completa
– Almoço em São Felix
– Transporte em veiculo 4×4 com ar condicionado
– Acompanhamento de guia especializado
– Taxa de visitação nos atrativos
– Seguro viagem
– Brinde especial

Não Inclui

– Passagens aéreas
– Taxas e impostos governamentais
– Despesas de caráter pessoal
– Itens não mencionados
– Refeições em Palmas
– Bebidas

 

PS