Pantanal – Pousada do Rio Mutum

Roteiro - $$ ou $$$ ?

A Pousada do Rio Mutum – Pantanal Eco-Lodge está localizada no município de Barão de Melgaço, numa das mais belas regiões do Pantanal de Mato Grosso, conhecido como o município mais pantaneiro do Estado. Com a extensão de aproximadamente 11.000 quilômetros quadrados, somente 3% desta área é constituída de terra firme. Esta é uma região privilegiada, por concentrar todo tipo de paisagem que compõe o ecossistema pantaneiro. A beleza natural e a rica biodiversidade desta parte do Pantanal formam um conjunto diferenciado pela singularidade de suas paisagens formadas por morros, savanas, rios, corixos, e enormes áreas alagadas, algumas temporárias e outras permanentes. O que mais impressiona neste maravilhoso cenário, é que a preservação de todas as espécies de vida existentes depende diretamente do ciclo e do ritmo das águas. Pescar, fazer safári fotográfico, focagem noturna de animais e observação de aves são programas mais do que esperados no Pantanal, na maior planície alagável do planeta e Patrimônio da Humanidade, concedida pela UNESCO. Conheça o principal santuário da vida silvestre do continente sul americano!

 

Roteiro – Dia a Dia

 

1º DIA – ORIGEM / CUIABÁ / POUSADA DO RIO MUTUM

Hoje embarcaremos em voo com destino a Cuiabá. Nos encontraremos no Aeroporto de Cuiabá para realizar o traslado até a Pousada do Rio Mutum, em um trajeto de, aproximadamente, 2h30. Passaremos pelas cidades de Santo Antonio do Leverger e pelos vilarejos de Porto de Fora e Mimoso, sendo este último, o local onde nasceu Marechal Cândido Rondon. Já no percurso será possível avistar pássaros, pequenos animais, paisagens e construções típicas do povo pantaneiro. Ao chegarmos na pousada, faremos nosso check-in tomando um drink de boas vindas. Teremos uma palestra de introdução ao Pantanal e região, com apresentação de matas cartográficos e imagens de satélite. Após a palestra, haverá a possibilidade de realizarmos uma caminhada para a observação das várias espécies de pássaros e outros animais que habitam a pousada.

Pernoite na Pousada do Rio Mutum;
Sem refeições inclusas.
2º DIA – PASSEIO A CAVALO / RIO MUTUM / FOCAGEM NOTURNA

Após o café da manhã, faremos um passeio a cavalo com duração aproximada de 3h. Iremos até uma fazenda típica às margens da Baía de Siá Mariana. Ao longo do caminho poderemos apreciar a fauna e flora local. Após o passeio, retornaremos para a pousada para almoçar e, logo depois, partiremos para um passeio de barco pelo Rio Mutum. Com duração aproximada de 3h, poderemos observar ariranhas (Pteronura brasiliensis) raias (Taeniura lymma) e cardumes de pequenos peixes, bem como pássaros e a vegetação nas margens. Ao final da navegação, teremos nosso jantar e sairemos para o último passeio do dia: focagem noturna, de 2h, realizada em jipe ou barco, para contemplação de animais com hábitos noturnos.

Pernoite na Pousada do Rio Mutum;
Pensão completa inclusa.
3º DIA – RIO MUTUM / BAÍAS SIÁ MARIANA E CHACORORÉ

Após o café da manhã, faremos uma caminha para exploração da natureza local, passando por matas e campos abertos em busca de aves, mamíferos, répteis, plantas e outros componentes do ecossistema Pantanal. A caminhada terá uma duração aproximada de 3h, quando retornaremos para a pousada para almoço. Na parte da tarde, faremos um passeio de barco, com duração de 3h, descendo o Rio Mutum até a baía de Siá Mariana (8km lineares de extensão). Durante o passeio vamos explorar as margens da baía e o canal que liga as baías Siá Mariana e de Chacororé. No final da tarde, parada para apreciação do pôr do sol e pescaria de piranhas*. Ao retornarmos para a pousada, poderemos assistir os guias locais alimentando os jacarés. Enfim, jantaremos.

* A pescaria de piranhas ocorre nos meses de março a outubro. De novembro a fevereiro é proibido pescar nos rios, lagos e baías do Mato Grosso, por ser o período de reprodução de algumas espécies de peixes.

Pernoite na Pousada do Rio Mutum;
Pensão completa inclusa.
4º DIA – POUSADA DO RIO MUTUM / CUIABÁ / ORIGEM

Às 04:30 da manhã, sairemos de barco a remo para apreciação do alvorecer no Pantanal. Retornaremos para a pousada para o café da manhã, seguido de check-out e traslado com destino ao aeroporto de Cuiabá, onde embarcaremos no nosso voo com destino a cidade de origem.

Sem pernoite;
Café da manhã incluso.

COMPARTILHE:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on Tumblr

Serviços

Inclui:

– Traslado Cuiabá / pousada / Cuiabá
– 3 noites de hospedagem com pensão completa na Pousada do Rio Mutum
– Passeios citados no roteiro
– Guias especializados
– Seguro viagem
– Brinde Especial

Não inclui:

– Parte aérea
– Almoço no primeiro e último dia
– Bebidas
– Despesas de ordem pessoal
– Itens não citados no roteiro

 

PI