Peru Luxo – Trilha de Lares com Mountain Lodges

Aventura, Charme e Conforto.

Roteiro - $$$ ?

A aventura de Lares a Machu Picchu oferece a combinação de uma viagem perfeita com aventura e imersão cultural. A experiência nos nossos roteiros de 5 ou 7 dias de lodge em lodge alterna entre conhecer as impressionantes paisagens naturais do Vale Sagrado dos Incas e um olhar intimista sobre a cultura andina, tanto em cidades agitadas como nos mais remotos vilarejos de montanha. As expedições diárias passam por trilhas na montanha pouco percorridas, cercadas de maravilhosos picos nevados, onde é possível observar rebanhos itinerantes de lhamas e alpacas, lagos de um turquesa inimaginável e elegantes cachoeiras. Os destinos incluem sítios arqueológicos fascinantes, cooperativas agrícolas e comerciais andinas que fazem re­fletir sobre trocas de bens, além de cidades e mercados movimentados que exibem os sabores da região e os produtos feitos pelas mãos dos habilidosos artesãos locais. E o mais importante: esta é uma viagem a comunidades escondidas que permanecem inalteradas ao longo dos séculos com a oportunidade de conhecê-las de perto e interagir com seus habitantes. Guias especializados personalizam a experiência oferecendo atividades à la carte e encontros culturais diários. Todos os dias, na hora do pôr do sol, o pernoite será em luxuosos lodges de montanha, administrados em parceria com as comunidades locais, para se preparar para um novo dia de aventuras e descobertas.

 

Roteiro – Dia a Dia

 

1 ° Dia – São Paulo – Lima – Cusco

Apresentação no aeroporto indicado com pelo menos 3 horas de antecedência ao voo, para embarque com destino a Cusco com conexão em Lima. Chegada e transfer ao hotel.

2 ° Dia – Cusco – City Tour e Ruínas Arqueológicas com ingresso ao Museu Casa Concha

Neste dia visitaremos a cidade de Cusco, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e lugar de uma essência muito particular. O passeio começará no templo Koricancha, antigo palácio Inca e principal centro de culto ao Deus Sol, onde muito tempo depois a ordem dos Domínicos construiu uma maravilhosa igreja que ainda permanece no lugar. Depois, percorrerá a Praça de Armas e continuará o caminho até a Fortaleza de Sacsayhuaman, construção inca conhecida pelos enormes muros de pedra talhada, localizada num lugar estratégico, sobre uma colina, com uma visão vasta da cidade do Cusco. Em seguida conhecerá os sítios arqueológicos de Qenko e Puca-Pucará, importantes centros religiosos e administrativos Inca. Seu tour inclui como cortesia o ingresso ao Museu Casa Concha onde poderá ver o local pitoresco que foi por muito tempo a residência de Jose Santiago Concha e podemos encontrar também muitas peças importantes de Machu Picchu, encontradas em seu descobrimento (essa visita deverá ser feita por conta).

3 ° Dia – Cusco – Valle Sagrado – Pisac – Lamay

Sairemos de Cusco rumo ao Valle Sagrado. A praça da cidade é frequentemente o centro das atividades em toda a região, principalmente as feiras, e nenhuma é mais movimentada do que a famosa feira de Pisac. Uma visita pela manhã para dar uma olhada na variedade única de produtos já dá uma pequena amostra da rica cultura que ainda que vamos conhecer. Os viajantes que buscarem a inspiração na natureza podem optar por uma caminhada revigorante com uma vista espetacular dos Andes, que cercam este vale magnífico. Mais tarde, é possível ter acesso exclusivo à isolada comunidade de Viacha, com o seu cultivo artesanal de batatas e a pachamanca, tradicional refeição preparada sob pedras quentes. Depois do almoço, a visita é ao complexo arqueológico em Pisac, um passeio que oferece a oportunidade única de explorar o lugar sem aglomerações, com o sol se pondo detrás das montanhas.

Cardápio de atividades (da manhã até o meio-dia):

– Atividade Cultural: Visita a Awanakancha (destaque para uma exposição de camelídeos andinos e o tradicional centro têxtil), a cidade de Pisac e o comércio local, encontrando moradores da comunidade de Viacha.
OU
– Caminhada: Da comunidade de Amaru até a comunidade de Viacha / Duração de 2h30min a 3h / Moderada / Passo de montanha a uma altitude de 4.328 metros.

Atividade em grupo: Almoço na comunidade de Viacha. À tarde, o grupo inteiro visita o sítio arqueológico de Pisac, antes de ir ao lodge.

Pernoite: Lamay Lodge (2.958 metros de altitude), localizado na cidade de Lamay, no Vale Sagrado dos Incas.

4 ° Dia – Lamay – Região de Lares – Huacahuasi

Agora que tivemos uma ideia do que é rico mundo andino, poderemos nos aprofundar no coração do Vale de Lares. Um trajeto de carro pelas montanhas com belas vistas ao longo da famosa “Trilha Inca dos Tecelões” nos leva a uma visita ao sítio arqueológico de Ancasmarca, ao longo da cidade de Lares. Após o almoço, as opções são visitar o antigo vilarejo de Choquecancha ou caminhar entre lagos azul turquesa e picos que se elevam em direção à remota localidade de Huacahuasi, onde todos nos reuniremos para passar a noite. Este lodge, administrado junto à comunidade local e que tem como objetivo proteger o patrimônio cultural e o meio ambiente, oferece uma interessante perspectiva sobre o papel dos povos originários andinos na cultura e no comércio da atual cidade de Cusco.

Atividade em grupo (da manhã até o meio-dia):
Pela manhã, exploraremos a cidade de Lamay e faremos uma visita ao sítio arqueológico de Ancasmarca. Almoço em Lares.

Cardápio de atividades (à tarde, após a visita em grupo):

– Atividade Cultural: Visita a Choquecancha, encontrando com os tecelões locais e conhecendo a antiga igreja.
OU
– Caminhada: De Quelquena a Huacahuasi / Duração de 2h a 2h30min / Fácil a moderada / Passo de montanha a uma altitude de 3.839 metros.
OU
– Caminhada: De Cuncani a Huacahuasi / Duração de 3h30 a 4h / Moderada / Passo de montanha a uma altitude de 4.219 metros.

Pernoite: Huacahuasi Lodge (3.835 metros de altitude), na comunidade de Huacahuasi, região de Lares.

5 ° Dia – Huacahuasi – Ollantaytambo

Pela manhã, tempo para conhecer mais sobre o legado e o cotidiano da comunidade de Huacahuasi. Então, embarcaremos numa caminhada espetacular por terrenos variados e superaremos um passo de montanha, em direção ao vale adjacente que conduz à cidade de Ollantaytambo, a mais antiga da América Latina que ainda é habitada. Se preferir conhecer melhor o Vale Sagrado, você pode voltar para uma visita a um museu etnográfico que mostra a história de importantes civilizações peruanas do passado. Outra opção é conhecer o vale de bicicleta. Mais tarde, almoço nos arredores do rio Urubamba a caminho de Ollantaytambo, onde você pode vagar por suas charmosas ruas que serpenteiam a cidade como um labirinto.

Cardápio de atividades (o dia inteiro):

– Atividade Cultural: Retorno ao Vale Sagrado dos Incas, visita ao mercado agrícola local e ao museu de cultura incaica e pré-incaica. Almoço em um restaurante no campo e tarde livre para explorar a cidade de Ollantaytambo.
OU
– Passeio opcional de bicicleta: Explorar de bicicleta o Vale Sagrado dos Incas (2 horas). Almoço em um restaurante no campo e tarde livre para explorar a cidade de Ollantaytambo.
OU
– Caminhada: De Huacahuasi a Patacancha / Duração: 7 horas / Moderada a difícil / Passo de montanha a uma altitude de 4.464 metros. Almoço no lago Ipsaycocha. Chegada a Ollantaytambo no período da tarde.

Pernoite: Hotel na cidade de Ollantaytambo (2.830 metros de altitude), localizado no Vale Sagrado dos Incas.

Observação: Os hóspedes que optarem pela atividade cultural e os que optarem pelo passeio de bicicleta se encontrarão para almoçar em Urubamba, em um restaurante no campo, e visitarão juntos a cidade de Ollantaytambo à tarde. Os hóspedes que optarem pela caminhada se encontrarão com o resto do grupo no ­final da tarde diretamente no hotel em Ollantaytambo.

6 ° Dia – Ollantaytambo – Aguas Calientes

Desde as suas origens como propriedade do Inca Pachacuti, até como fortaleza para Manco Inca Yupanqui contra conquistadores espanhóis, o templo em Ollantaytambo era considerado pelos incas como um dos seus centros cerimoniais mais importantes. Uma caminhada curta de manhã cedo até os armazéns incaicos no alto da fortaleza de Ollantaytambo oferece uma vista fantástica da cidade, assim como dos principais sítios arqueológicos espalhados pelo Vale. Depois, durante um passeio pelo templo durante a manhã, no qual o guia explicará o seu planejamento arquitetônico estratégico, será possível sentir um gosto da mística história do lugar. Uma introdução perfeita para as maravilhas de Machu Picchu. Na hora do almoço, embarcaremos em um passeio pitoresco de trem pelos arredores do famoso rio Urubamba, até Aguas Calientes, localidade abaixo das ruínas de Machu Picchu cujo encanto está em sua história, desde as suas origens como uma pequena parada de trem até a sua evolução como cidade, ainda cortada por trilhos.

Cardápio de atividades (começo da manhã, antes da atividade em grupo):

– Caminhada: Trecho inferior da montanha Pinkuylluna, acima de Ollantaytambo / Duração de 1h a 1h30min / Moderada
OU
– Caminhada: Trecho superior da montanha Pinkuylluna, acima de Ollantaytambo / Duração de 2h a 2h30min / Moderada a difícil

Atividade em grupo: Pela manhã, depois das atividades opcionais, visitaremos o sítio arqueológico de Ollantaytambo, antes de embarcar no trem até Machu Picchu Pueblo (Aguas Calientes).

Pernoite: Hotel em Aguas Calientes (1.900 metros de altitude), cidade base para a subida a Machu Picchu.

7 ° Dia – Aguas Calientes – Machu Picchu – Cusco

Ao amanhecer, começa a jornada até Machu Picchu com um curto e sinuoso trajeto de ônibus montanha acima. Ao entrar no “Santuário”, como os habitantes locais costumam chamá-lo, o sol se assoma sobre a emblemática Porta do Sol e cobre as estruturas e terraços com sua luz resplandecente. Impressionam a imponente e habilidosa arquitetura da Torre de Guarda, o Templo do Sol, e as residências reais incaicas, entre outros atrativos. Tire um momento para sentar com calma e escutar o barulho do vento ou para meditar e absorver a energia mística e envolvente do lugar. Nossa imaginação é estimulada enquanto contemplamos a história de Machu Picchu e as suas misteriosas origens. Alguns poderão até escolher fazer uma caminhada até Huayna Picchu, icônica montanha muitas vezes vista em fotos, com vistas deslumbrantes que vão desde o vale do rio Urubamba até os limites da ­floresta amazônica. Seja como for, o resultado é um sentimento de paz e rejuvenescimento que ainda perdurará enquanto retornamos para as luzes da cidade e a agitação de Cusco.

Atividade em grupo:
Logo cedo, visita à cidadela incaica de Machu Picchu.

Cardápio de atividades (­final da manhã, após a atividade em grupo):

– Atividade cultural: Tempo livre para explorar a cidadela incaica de Machu Picchu (2.400 metros de altitude)
OU
– Caminhada: Caminhada guiada até a montanha Huayna Picchu / Duração de 2h-2h30min. / Moderada a difícil / Passo de montanha a uma altitude de 2.720 metros.

8 ° Dia – Cusco – Lima – São Paulo

Transfer para o aeroporto para embarque.

COMPARTILHE:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on Tumblr

Serviços

Inclui:

– 3 noites de hospedagem em Cusco (El Mercado Tunqui ou similar) com café da manhã
– 1 noite de hospedagem em Lamay (Lodge Lamay) com pensão completa
– 1 noite de hospedagem em Huacawasi (Lodge Huacawasi) com pensão completa
– 1 noite de hospedagem no Valle Sagrado (Hotel Pakaritampu ou similar) com pensão completa
– 1 noite de hospedagem em Águas Calientes (Hotel Inkaterra ou similar) com meia pensão
– Transfer Aeroporto/Hotel – Cusco (Privado)
– Tour – City Tour e Ruínas Arqueológicas incl. entradas (Regular) Half Day
– Programa Lares Adventure de 5 dias / 4 noites com transporte e guia
– Todas as refeições (exceto o café da manhã no primeiro dia e o jantar no último dia).
– Bebidas quentes e frias não alcoólicas (apenas nos lodges)
– Serviços de transfers
– Passeios guiados mencionados no itinerário
– Atividades à la carte (exceto aquelas com custo adicional especificado)
– Tickets de trem Ollantaytambo/Águas Calientes/Ollantaytambo
– Transporte de objetos pessoais durante o trekking
– Entradas e permissões para os sítios arqueológicos e trilhas
– Gorjetas para a equipe dos lodges e para a equipe de campo (exceto dos guias).
– Transfer Hotel/Aeroporto – Cusco (Privado)
– Kit Premium com Oxigênio
– Seguro Viagem
– Assistência Embarque Aeroporto Guarulhos (cortesia, caso inclua a parte aérea no pacote)

Não Inclui

– Bebidas alcoólicas, água engarrafada e refrigerantes durante o programa Lares Adventure (há pontos para consumo gratuito de água nos lodges).
– Gorjetas exceto as mencionadas no programa Lares Adventure.
– Passagens aéreas e taxas aeroportuárias
– Refeições não mencionadas
– Despesas de caráter pessoal
– Excesso de bagagem
– Serviços não mencionados no pacote

 

NV