Portugal Total, Santiago de Compostela e Sevilha

Roteiro - €€ ?

Saídas em 2019:

DATAS DE INÍCIO DO ROTEIRO EM LISBOA

ABRIL 29
MAIO 13 27
JUNHO 10 24
AGOSTO 19
SETEMBRO 2 16 30
OUTUBRO 14 28

 

O DIFERENCIAL DESTE ROTEIRO

LISBOA Passeio por Alfama com visita à Sé.
ALCOBAÇA Visita aos túmulos de Pedro e Inês.
COIMBRA Visita à Universidade.
PORTO Visita às Caves de Vinho do Porto com degustação.
VALE DO DOURO Visita com degustação a uma Vinícola de referência na região.
URGEIRIÇA Visita com degustação a uma queijaria (Queijo da Serra.)
BAIRRADA Almoço regional de “Leitão à Bairrada”.
ÉVORA Visita a uma fábrica de cortiça.
JABUGO Visita com almoço a um tradicional “secadero”.
LOULÉ Visita ao tradicional mercado semanal.
SAGRES Visita à Fortaleza de Sagres.
LAGOS Almoço em restaurante local com prato tradicional da região: Cataplana.

 

Roteiro – Dia a Dia

 

1º DIA – CHEGADA A LISBOA

Recepção no aeroporto e traslado privativo para o Hotel Skyna ****, ou similar em Lisboa. Resto do dia livre para atividades de carater pessoal. Hospedagem. Nota: Por regra, os apartamentos nos hotéis só ficam disponíveis a partir das 16h00 para “Check-In”. No caso de chegar mais cedo e o apartamento ainda não estar disponível, tem a possibilidade de guardar a bagagem junto da recepção.

2º DIA – LISBOA / OBIDOS / NAZARE / ALCOBACA / FATIMA (200 KM)

Após o café da manhã e o check-out, partimos rumo ao norte, fazendo a primeira parada na bucólica vila de Óbidos, uma das mais bem preservadas vilas medievais de Portugal, que foi dote de rainhas durante várias dinastias da história portuguesa. Fazemos um passeio pelas ruelas no interior da muralha que envolvem toda a vila. Aproveite para provar o delicioso licor de cereja, a “Ginjinha”, servido em copo de chocolate. Continuamos a nossa viagem passando pela vila piscatória da Nazaré com parada no miradouro do Sítio com a fantástica vista sobre a vila e o oceano atlântico. Seguimos até Alcobaça para uma visita à igreja do mosteiro onde se encontram os túmulos de Pedro e Inês para depois seguir até Fátima. Visita ao Santuário, um dos mais importantes locais de peregrinação da Europa, que faz memória às aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Jantar e hospedagem no Hotel Regina ****, ou similar em Fátima

3º DIA – FATIMA / COIMBRA / AVEIRO / PORTO (230 KM)

Partida após o café da manhã em direção a Coimbra, a eterna cidade dos estudantes. Subimos até ao topo da cidade para uma visita à secular universidade, uma das mais antigas da Europa. Depois da visita seguimos viagem até Aveiro, muitas vezes apelidada de “Veneza Portuguesa” por causa dos seus canais e os típicos barcos “Moliceiros” que os percorrem. Tempo livre no centro para poder provar a doçaria local numa das várias pastelarias: os tradicionais ”ovos-moles”. Continuamos ao longo da costa, até ao Porto. Hospedagem no Hotel Vila Gale Porto ****, ou similar no Porto.

4º DIA – PORTO (VISITA)

Café da manhã buffet no hotel. No período da manhã vamos conhecer a cidade “invicta”, a segunda maior cidade de Portugal e capital do norte do país. A pé, descemos a Avenida dos Aliados, passando pela estação de trem de São Bento com seus magníficos painéis de azulejos, caminhamos pela animada rua das Flores, até chegar ao bairro histórico da Ribeira, junto ao rio Douro, tombado pela UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade. Atravessamos a famosa ponte Luis I, toda construída em ferro, seguindo a escola de Gustave Eiffel, até à outra margem, em Vila Nova de Gaia, para visitar uma das mundialmente conhecidas caves de vinho do Porto, finalizando a visita com uma degustação. Resto da tarde livre para atividades de caráter pessoal. Sugerimos como passeios opcionais um cruzeiro no Douro durante a tarde (duração 50 min.) e à noite um jantar com fado e folclore. Hospedagem.

5º DIA – PORTO / SANTIAGO DE COMPOSTELA / BRAGA (420 KM)

Check-out após o café da manhã e partida para Santiago de Compostela, histórica cidade espanhola e centro religioso de peregrinação desde a Idade Média, em consequência da descoberta do túmulo de Santiago Maior no séc. IX. Visita ao centro com os seus belos edifícios históricos. Tempo livre para entrar na famosa catedral onde está sepultado o Apóstolo, e para passear ou almoçar. De tarde, regresso a Portugal, atravessando a província do Minho, até chegar ao Bom Jesus do Monte, na encosta da Serra do Sameiro, com uma majestosa escadaria em granito e uma fantástica vista sobre a cidade de Braga e a região. Jantar e hospedagem num dos Hoteis do Bom Jesus ****.

6º DIA – BRAGA / GUIMARAES / DOURO / VISEU (220 KM)

Café da manhã no hotel. Visita a Braga, a cidade dos arcebispos, conhecida pelas suas inúmeras igrejas, das quais destacamos para visita a antiquíssima Sé de Braga no coração do centro histórico. Continuação até Guimarães, o “Berço da Nação”, onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Passeamos pelo lindíssimo centro histórico medieval tombado pela UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade, com tempo livre para almoçar. Continuação da viagem, deixando a região do Minho para subir a Serra do Marão, no início da província de Trás-os-Montes, descendo depois a encosta norte até chegar ao coração do Vale do Douro, onde se produz o mundialmente conhecido Vinho do Porto. Visita com degustação a uma das vinícolas de referência. Continuamos atravessando as Serras das Meadas e do Montemuro, para chegar a Viseu, capital da Beira Alta e terra do lendário Viriato, que aqui, na outrora Lusitânia, combateu as invasões romanas. Hospedagem no Hotel Grão Vasco ****.

7º DIA – VISEU / REGIAO DO DAO / REGIAO DA BAIRRADA / LISBOA (340 KM)

Após o café da manhã no hotel e check-out, partimos para atravessar a região vinícola demarcada do Dão, com a Serra da Estrela, a mais alta montanha de Portugal continental, como pano de fundo. No percurso visitamos uma tradicional queijaria onde se produz o famoso Queijo da Serra e fazemos uma degustação. Seguimos atravessando a Beira Alta, para chegar à região da Bairrada, outra região vinícola demarcada, mas mais conhecida pela sua gastronomia. Parada para um almoço tendo como menu o famoso “Leitão à Bairrada”. Após o almoço, continuação da viagem até Lisboa, onde chegaremos ao final da tarde. Hospedagem no Hotel Skyna ****, ou similar em Lisboa.

8º DIA – LISBOA (VISITA)

Café da manhã buffet no hotel. Iniciamos a nossa visita à capital de Portugal, começando pelo bairro monumental de Belém, de onde partiram outrora as grandes expedições à procura de novos mundos. Fazemos uma primeira parada em frente ao Padrão dos Descobrimentos e à Torre de Belém, símbolo da cidade. Tempo livre para poder ir provar os famosos pastéis de Belém na pastelaria que reclama a sua origem. Voltando ao centro histórico da capital de Portugal, iniciamos um passeio pelas ruelas de Alfama com visita à Sé de Lisboa. De novo no ônibus, subimos a elegante Avenida da Liberdade até ao Marquês de Pombal a caminho do hotel. Resto do dia livre. De tarde sugerimos um passeio opcional à romântica vila de Sintra e à glamorosa vila de Cascais. Hospedagem.

9º DIA – LISBOA / AZEITAO / ARRABIDA / SETUBAL / EVORA (150 KM)

Após o café da manhã e o check-out, partimos de Lisboa, atravessando a famosa Ponte 25 de Abril, em direção ao Parque Nacional da Arrábida, situado junto ao mar, entre Setúbal e a vila piscatória de Sesimbra. Parada em Azeitão para uma visita guiada a uma das caves de referência, com degustação do vinho moscatel, caraterístico desta região. Seguimos com a travessia do parque, com a sua beleza incomparável, em que o azul do mar alterna com o verde do denso manto vegetal que cobre a Serra, até chegar a Setúbal, cidade habitada desde tempos longínquos pelos Fenícios e pelos Romanos e hoje moderna cidade com forte ligação à indústria piscatória. Tempo livre para almoço. De tarde continuamos, atravessando as planícies a perder de vista com uma paisagem que combina com sol, calor e um ritmo compassado. É o Alentejo. Chegados a Évora, cidade coroada pela sua imponente catedral, e que guarda no seu centro histórico, rodeado de uma vasta cintura de muralhas, uma valiosa herança cultural que a UNESCO tombou Patrimônio da Humanidade. Visitamos a cidade passeando pelas ruas estreitas de evocação mourisca que contrastam com praças inundadas de luz e que assentam sobre dois milénios de história. Hospedagem no Hotel M’Ar de Ar Muralhas ****, ou similar em Évora.

10º DIA – EVORA – ESTREMOZ / VILA VICOSA – EVORA (150 KM)

Partida após o café da manhã para um dia de descoberta da singular região que é o Alentejo. Iniciamos a manhã com a visita a uma fábrica de cortiça. Descubra este produto único e veja o que se pode fazer com ele, para além das rolhas que todos conhecemos. Seguimos depois para Estremoz, para um passeio pela cidade branca e nobre que se divide em dois núcleos que marcam a sua evolução: o casario medieval junto ao castelo e, fora das muralhas, a vila moderna. Tempo livre para almoçar. De tarde continuamos atravessando a planície Alentejana até chegarmos a Vila Viçosa, que conta no seu passado com alguns momentos importantes para a história do país. Aqui foi estabelecida a Casa dos Duques de Bragança, a família nobre mais poderosa a seguir à Casa Real. Visitamos o Paço Ducal, hoje um museu cujo acervo integra o recheio de um dos últimos palácios da família real. Regresso a Évora ao final da tarde. Hospedagem.

11º DIA – EVORA / MONSARAZ / JABUGO / SEVILHA (280 KM)

Café da manhã buffet no hotel. Deixamos Évora em direção a Espanha, com uma primeira parada na vila medieval de Monsaraz, que conseguiu manter as suas caraterísticas ao longo dos séculos. Um passeio por Monsaraz é também uma viagem no tempo, pois é um local único onde ainda se consegue encontrar a paz e a tranquilidade esquecidas pelos tempos modernos. Partimos depois para as terras serranas de Aracena, habitat natural do porco ibérico que se alimenta em liberdade contribuindo para o sabor inconfundível do famoso presunto de Jabugo. Visitamos um “secadero” tradicional, para conhecermos os segredos deste afamado produto gastronómico e teremos oportunidade de o saborear durante o almoco no local. De tarde seguimos viagem e o nosso destino é a capital da Andaluzia, a vaidosa Sevilha que vive ao ritmo do sol, do Flamenco e das castanholas. Hospedagem no Hotel Sevilha Macarena ****, ou similar em Sevilha.

12º DIA – SEVILHA (VISITA)

Depois do café da manhã iniciamos a visita, com guia local, a esta cidade tombada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade: a “Torre del Oro”, o “paseo” de Cristóvão Colombo no qual encontramos a “Mastreanza”, praça de touros de triunfos indescritíveis, o gracioso bairro de Santa Cruz onde se encontrava a antiga judiaria, a impressionante catedral, terceira maior do mundo, dominada pela torre sineira “La Giralda” (ingresso incluído), o Parque Maria Luisa e a Praça de Espanha. Resto do dia livre. À noite sugerimos como passeio opcional um jantar com o tradicional Show de Flamenco. Hospedagem.

13º DIA – SEVILHA / LOULE / FARO / VILAMOURA (250 KM)

Café da manhã no hotel. Check-out e partida de regresso a Portugal. Fazemos o percurso por autoestrada direto até á vila de Loulé, onde visitamos o maior mercado da região. Deixe-se envolver pelas cores, pelos cheiros e pelos sons que relembram os mercados árabes, num ambiente popular, que se realiza desde 1908 no edifício do mercado municipal, também conhecido pela “Praça”. Depois do passeio pelo mercado seguimos até Faro, a capital algarvia desde 1756. No centro histórico, caminhamos do Arco da Vila até à sé. Tempo livre para almoço. De tarde seguimos, atravessando o Sotavento Algarvio até Vilamoura, atualmente uma das maiores estâncias de lazer da Europa. Hospedagem no Hotel Vila Gale Ampalius ****, ou similar na região.

14º DIA – VILAMOURA / SAGRES / LAGOS / LISBOA (440 KM)

Após o café da manhã no hotel e o “check-out”, partimos à descoberta do Barlavento Algarvio. A primeira parada é em Sagres, vila com origem anterior à conquista romana. A presença frequente do Infante D. Henrique, durante o início da navegação atlântica e da descoberta da costa africana até ao Golfo da Guiné, associou para sempre este simples porto de pesca aos Descobrimentos. Na Ponta de Sagres, gigantesco dedo de pedra apontando para o Oceano, algumas edificações evocam ainda o passado deste local que faz parte da história do mundo, lembrando a Vila do Infante e a fortaleza que a protegia. Seguimos até Lagos, uma das mais bonitas e históricas cidades da região. Depois dos Celtas e Fenícios, foram os Árabes que no séc. X rodearam a cidade com as muralhas, onde ficaram até serem conquistados pelos cristãos em 1249, ano em que a povoação foi integrada em território português. Almoço num tradicional restaurante local. Depois do almoço seguimos diretos até Lisboa, onde chegaremos ao final da tarde. Hospedagem no Hotel Skyna ****, ou similar em Lisboa.

15º DIA – PARTIDA DE LISBOA

Após o café da manhã e em hora a determinar, traslado ao aeroporto internacional de Lisboa. FIM DA VIAGEM.

 

COMPARTILHE:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on Tumblr

Serviços

Inclui:

 

Traslados privativos de chegada e partida;
Circuito em moderno ônibus de turismo ou em van, com acompanhamento de experiente guia de língua portuguesa do 2º ao 14º dia do roteiro;
14 Noites de hospedagem com café da manhã buffet, nos hotéis conforme o roteiro;
5 Refeições (bebidas incluídas), conforme indicação no roteiro;
Visitas guiadas nas seguintes cidades: Óbidos; Fátima; Coimbra (ingresso na universidade); Aveiro; Porto; Santiago de Compostela; Braga (ingresso na Sé); Guimarães; Viseu; Lisboa (ingresso na Sé); Arrábida; Setúbal; Évora (ingresso na Capela dos Ossos); Estremoz; Vila Viçosa (ingresso no Paço Ducal); Monsaraz; Jabugo; Sevilha (ingresso na catedral); Loulé, Faro, Vilamoura; Sagres (ingresso na Fortaleza); Lagos;
Visita com degustação às caves de Vinho do Porto, no Porto;
Visita com degustação a uma vinícola de referência no Vale do Douro;
Visita com degustação a uma queijaria de Queijo da Serra, em Canas de Senhorim;
Visita a uma fábrica de cortiça no Alentejo;
Visita a um “secadero” em Jabugo;
Serviço de maleteiros (1 mala por pessoa);
Taxas de turismo, serviço e impostos (Não inclui taxas de cidade, a pagar localmente nos hotéis).

 

Não Inclui:

Tudo o que não estiver devidamente mencionado nos “Serviços Incluídos”.

 

NT