São Luis e Lençóis Maranhenses

Pacote de Viagem com Saídas Diárias

Roteiro - $$ ?

Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. Situado no litoral oriental do Maranhão, às margens do rio Preguiças, o parque envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo este último o principal portão de entrada para a mais fantástica beleza natural.

São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam nos tons de verde e azul. É um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos. Os Lençóis Maranhenses assemelham-se a um grande deserto, se não chovesse por lá 300 vezes mais do que no Saara africano. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha por elas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a extensão do parque, formando uma paisagem inigualável! Para quem gosta de caminhar, contemplar a beleza natural, encher o pulmão de ar puro e o olhar de agradecimento o trekking de imersão é uma excelente oportunidade!

 

Roteiro – Dia a Dia

 

1º Dia – ORIGEM / SÃO LUÍS

Apresentação no aeroporto de origem para embarque com destino à São Luis. Chegada, recepção e traslado para o hotel escolhido. Dia livre para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, intitulada Patrimônio da Humanidade, com seus belos casarões, ladeiras e becos.

Pernoite em São Luís
Sem alimentação

2° Dia – SÃO LUÍS

Pela manhã, iniciaremos nosso city tour pela cidade de São Luís. São Luís é a capital do estado do Maranhão, conhecida como Jamaica Brasileira, Ilha do Amor, Atenas Brasileira, dentre outras homenagens. Ela é a única cidade brasileira fundada por franceses, tendo sido, posteriormente, invadida por holandeses e, por fim, colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, a cidade foi tombada pela ONU como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1997. Possui um acervo arquitetônico colonial avaliado em cerca de 3.500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares em seu centro histórico, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses. É realmente um passeio pela nossa história!
Neste city tour visitaremos: Praça Pedro II, Palácio dos Leões, Praça Benedito Leite, igreja da Sé, fonte do Ribeirão, beco da Bosta, igreja do Santo Antônio, praça Gonçalves Dias, Teatro Arthur Azevedo, igreja e convento do Carmo, beco do Quebra Bunda, convento das Mercês, igreja do Desterro, Mercado das Tulhas, rua Portugal e Casa do Maranhão. Em veículo climatizado também vamos conhecer a parte nova da capital (Lagoa da Jansen e avenida Litorânea). Tarde e noite livres.

Pernoite em São Luís
Café da manhã

3° Dia – SÃO LUÍS / BARREIRINHAS / PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES (circuito de lagoas da época)

Após o café da manhã, sairemos com destino à Barreirinhas em traslado regular compartilhado via terrestre (260 km em, aproximadamente, 4 horas, por estrada de asfalto). Parada para um café da manhã regional ou lanche (não incluso) na cidade de Morros. Chegada em Barreirinhas e acomodação. Na parte da tarde, às 14h, saída para passeio, em veículo 4×4 (tipo jardineira), até os Grandes Lençóis e visita às melhores lagoas da estação. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Os circuitos de lagoas mais visitadas são: Circuito Lagoa Azul (inclui: Lagoa Azul, dos Peixes, da Preguiça, da Esmeralda e da Paz), Circuito Lagoa Bonita (inclui: Lagoa Bonita, do Clone, Maçarico e lagoas do entorno). Todas as lagoas são conhecidas por suas singularidades de cores e formatos.

OBS I: O horário de traslado São Luís/Barreirinhas é informado um dia antes do embarque, por tratar-se de um transfer regular compartilhado. Saímos sempre por volta de 06h50 até 07h30.
OBS II: Não nos responsabilizamos por fatores climáticos que causam em determinadas épocas do ano o baixo nível de água e seca das lagoas.

Pernoite em Barreirinhas
Café da manhã

4° Dia – BARREIRINHAS / CABURÉ

Após o café da manhã, sairemos em lancha voadeira pelo rio Preguiças, em direção à península de Caburé, situada entre o rio Preguiças e o oceano Atlântico. Durante a viagem, passaremos pela vegetação constituída de palmeiras e mangues em suas margens. A nossa primeira parada é em Vassouras (Pequenos Lençóis). Lá poderemos provar a água de coco local, além de termos oportunidade de ver os macacos pregos que habitam o mangue. Seguiremos rio acima, até o povoado de Mandacaru, onde está localizado o Farol das Preguiças. Subiremos o farol, de onde será possível ter uma visão privilegiada da região. Após a visita ao farol, a lancha seguirá até a praia do Caburé, onde faremos uma parada para almoço (não incluso). Após descanso nas redes, seguimos de volta à Barreirinhas, onde chegaremos por volta das 15h. Noite livre.

OBS: Para passeio até a foz do rio Preguiças – encontro do rio com o Oceano Atlântico, em frente ao Povoado Atins (não incluso).

Pernoite em Barreirinhas
Café da manhã

5° Dia – BARREIRINHAS

Após o café da manhã, iniciaremos os preparativos para o passeio nos quadriciclos. Começaremos o dia com um pequeno treinamento sobre o veículo. Após o treinamento, seguiremos com guia local experiente em estrada de terra e piçarra até chegarmos aos Pequenos Lençóis, com algumas paradas para banho. Percorreremos a praia de Caburé até chegarmos aos restaurantes, onde haverá parada para banho e almoço (não incluso). Após descanso, retorno a Barreirinhas com chegada prevista para 16h.

OBS: Não nos responsabilizamos por fatores climáticos que causam em determinadas épocas do ano o nível baixo de água e seca das lagoas.

Pernoite em Barreirinhas
Café da manhã

6° Dia – BARREIRINHAS / CASA DA FARINHA / SÃO LUÍS

Após o café da manhã, seguiremos até o porto onde nossa típica lancha voadeira nos levará até a comunidade de Tapuio. Lá vivenciaremos o modo de vida de uma tradicional comunidade nordestina. Conheceremos um dos ícones de nossa cultura, a casa de farinha, onde ocorre a elaboração da farinha de mandioca. Detalhes, curiosidades e informações científicas sobre este rico alimento serão expostos aos visitantes, que poderão botar a “mão na massa” e participar do seu processo de fabricação. Visitaremos também a residência de nossos anfitriões e saborearemos a culinária local (não incluso).
Em seguida, partiremos pelo rio Preguiças em direção ao povoado Marcelino. Lá teremos contato com as artesãs locais que produzem bolsas, chapéus e indumentárias da fibra do Buriti. Vivenciaremos o tingimento, trançado e peculiaridades da fibra deste vegetal. Após a visita à casa de artesanato seguiremos até a beira do rio para plantarmos uma muda da palmeira Buriti. Após o plantio retornaremos em lancha voadeira até Barreirinhas, onde teremos uma pausa para almoço (não incluso).
À tarde, entre 16h e 16h30, retorno para a cidade de São Luís, por via terrestre, em uma viagem por estrada de asfalto de, aproximadamente, 260km.

Pernoite em São Luís
Café da manhã

7° Dia – SÃO LUÍS / ORIGEM

Em horário pré-estabelecido, transfer para o aeroporto de São Luís.

Sem pernoite incluso
Café da manhã

**A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.

COMPARTILHE:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on Tumblr

Serviços

Inclui:

– Traslado aeroporto São Luís / hotel em São Luís / aeroporto São Luís
– Traslado São Luís / Barreirinhas em micro-ônibus
– Traslado privativo Barreirinhas / São Luís
– Hospedagem em São Luís com café da manhã
– Hospedagem em Barreirinhas com café da manhã
– Guias locais especializados
– Todos os serviços regulares em grupo
– Taxas locais
– Seguro viagem
– Brinde especial

Não inclui

– Passagem aérea e taxas de embarque
– Bebidas
– Refeições não citadas no roteiro
– Despesas de ordem pessoal

 

PI