Tesouros da Turquia

Istambul, Ankara, Capadócia, Konya, Pamukkale, Éfeso, Izmir ou Kusadasi, Bursa.

Roteiro - ?

Saídas em 2020:

janeiro : 22
fevereiro : 19
março : 5, 12, 19, 26
abril : 3, 10, 17, 24
maio : 1, 8, 15, 22, 29
junho : 5, 12, 19, 26
julho : 3, 10, 17, 24, 31
agosto : 7, 14, 21, 28
setembro : 4, 11, 18, 25
outubro : 2, 9, 16, 23, 30
novembro : 6, 13, 20, 27
dezembro : 4, 11, 18, 25

Valor à partir de Eur: 450,00

 

Dia 1 – Istambul

Chegada no aeroporto em Istambul, assistência e traslado para o hotel. Hospedagem.

Dia 2 –  Istambul | Ankara

Café da manhã. De manhã, visita panorâmica da cidade de Istambul, com passagem pelo bairro de Sultanahmet, onde se encontram algumas das jóias de Istambul: a Mesquita Azul, a Basília de Santa Sofia. Continuação do passeio por Sirkeci, a famosa estação ferroviária, terminal do Expresso do Oriente, o lendário comboio que faz a viagem de Paris à antiga Constantinopla. Passagem pela ponte de Galata e por Dolmabahçe, o primeiro palácio de estilo europeu em Istambul, construído no séc. XIX. Chegada a Taksim, coração da cidade moderna onde realizaremos um passeio a pé pela avenida Istiklal, com os seus edifícios do séc. XIX, igreja de Santo António e mercado de peixe e frutas. Antes de partirmos em direção a Ankara, poderá realizar uma excursão opcional de barco ao longo das margens européias e asiáticas do Bósforo (almoço incluído).
Continuação da viagem até à capital turca. Chegada a Ankara, jantar e hospedagem no hotel.

Dia 3 – Ankara | Capadócia

Café da manhã e saída para visita da cidade de Ankara, a segunda maior cidade do país, sede do governo e importante centro comercial, industrial e cultural. Visita do mausoléu erguido em honra de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da república Turca em 1923. Almoço e continuação da nossa viagem em direção à Capadócia, com breve paragem para fotografias junto ao Lago Salgado. Visita do caravançarai Seldjoukide, fortificação imponente utilizada para proteção e abrigo dos comerciantes e viajantes. Chegada à região da Capadócia. Jantar e hospedagem no hotel.

Dia 4 – Capadócia

Café da manhã. Dia dedicado à descoberta desta região única, cuja paisagem singular é o resultado de um minucioso trabalho da Natureza. As imensas rochas, formadas pelas erupções vulcânicas, foram sofrendo alterações com o passar dos séculos devido a erosão causada pelas chuvas e pelo vento. As cinzas dos vulcões foram formando uma pedra mole que permitiu ao Homem talhar a rocha consoante as suas necessidades. Estrategicamente localizada no centro das principais rotas de comunicação e comércio, como a “Rota da Seda” foi o berço de várias civilizações ao longo dos séculos, começando pelo império hitita. Com a chegada dos cristãos na época bizantina foram esculpidas milhares de grutas nas rochas para fazer capelas com afrescos e igrejas escondidas nos vales, cidades subterrâneas e habitações nas grutas. Visitaremos o Vale de Göreme com as suas igrejas dos séculos X e XI, o Vale Vermelho (Derbent), e o Vale de Avcilar, onde encontraremos as antigas habitações trogloditas com chaminés de fadas, extraordinárias formações rochosas. Visitaremos um centro de joalharia, onde poderá conhecer maravilhosos trabalhos feitos pelos artífices locais. Almoço entre as visitas. Passaremos ainda pela aldeia troglodita de Uçhisar, situada no ponto mais alto da região, proporciona uma vista magnífica da zona circundante. Regresso ao hotel na Capadócia. Jantar e hospedagem.
Nota: É importante levar calçado apropriado para caminhadas, visto que o terreno na região é um pouco acidentado.

Dia 5 – Capadócia

Antes de iniciar as visitas programadas para o dia de hoje terá a possibilidade de participar num passeio de balão de ar quente bem cedo pela manhã (opcional). Uma experiência única e inesquecível!
Café da manhã. A Capadócia foi, em tempos, a terra de uma linda raça de cavalos de raça, utilizados em tempos de guerra, e daí advém o nome da região “terra dos belos cavalos”. Há muito que não existem esses cavalos nem os poderosos guerreiros hititas que os montavam, mas a Capadócia continua a ser uma atração a nível global, pela fantástica natureza e legado cultural imaculado.
O dia de hoje é marcado pela visita do Vale de Pasabag, também conhecido por vale dos monges. Continuação para Avanos, onde visitaremos um centro de artesanato, famoso pelos seus tapetes. Aqui ficará a conhecer a arte de fabrico artesanal de tapetes, herança passada de geração em geração. Almoço. Tempo livre na Vila de Ortahisar, famosa pelas pitorescas casas de pedra, pelas estreitas ruas e encantadoras igrejas, assim como pela formação rochosa em forma de castelo, da qual deriva o nome da vila. Poderá passear pelo vilarejo ou simplesmente sentar-se num dos seus cafés e desfrutar da tranquila atmosfera deste local. O dia só ficará completo com a visita de uma das cidades subterrâneas da Capadócia. Regresso ao hotel. Jantar e hospedagem.

Dia 6 – Capadócia | Konya | Pamukkale

Café da manhã e partida em direção à antiga capital do império seljúcida: Konya. Chegada e visita do Mosteiro dos Derviches Rodopiantes e o Museu de Mevlana, islâmico fundador da Ordem Mevlevi. Almoço. De tarde continuação da viagem em direção a Pamukkale. Visto à distância, o panorama lembra um manto de algodão, daí o seu nome “Pamukkale” que traduzido significa “Castelo de Algodão”. Esta é uma obra da natureza constituída por várias nascentes de águas quentes e calcárias que, com os seus sedimentos, formaram piscinas. No mesmo planalto, a alguns metros das termas, situam-se as ruínas da necrópole de Hierápolis, famosa pela riqueza artística dos túmulos e sarcófagos. A cidade foi, em conjunto com Pamukkale, declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988. Chegada ao hotel. Jantar e hospedagem.

Dia 7 – Pamukkale | Éfeso | Izmir OU Kusadasi

Café da manhã e saída para visitar Éfeso, cidade greco-romana da Antiguidade que foi uma das doze cidades da liga jônia durante o período clássico grego. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império.
Destaque para a Biblioteca de Celso, o Teatro e Templo de Adriano (o museu que se encontra dentro da estação arqueológica não faz parte da nossa visita).Depois de algum tempo para fotografias, continuação para a visita à Casa da Virgem Maria, um santuário católico e muçulmano localizado no monte Koressos. Almoço entre as visitas. De tarde paragem num centro de peles, onde assistirá a um desfile de moda e poderá comprovar a qualidade dos produtos. Continuação para Izmir. Jantar e hospedagem em Izmir ou Kusadasi.

Dia 8 – Izmir OU Kusadasi | Bursa| Istambul

Café da manhã. Prosseguiremos para Bursa, antiga capital da Turquia, localizada a cerca de 250km de Istambul. Visita da Mesquita Verde e do Mausoléu Verde. Estes monumentos, símbolos da cidade, receberam o seu nome a partir dos azulejos iznik de cor verde, os quais revestem o seu interior. Durante a visita ao Mercado da Seda irá perceber a importância de Bursa como centro do comércio da seda na era otomana. Almoço. Continuação para Istambul. Chegada e instalação no hotel. Jantar livre. Hospedagem.

Dia 9 – Istambul

Café da manhã. Dia livre em Istambul. Hospedagem.
Possibilidade de participar numa excursão opcional de dia inteiro, que lhe dará a conhecer esta fantástica metrópole.
Descritivo da excursão opcional: O passeio começa com a visita do Palácio de Topkapi, antigo centro de poder do Império Otomano durante quase 400 anos. Durante séculos serviu de residência para sultões e é atualmente um museu. Segue-se a visita da Basílica de Santa Sofia, famosa pelo seu tamanho impressionante, arquitetura marcante e belos mosaicos e frescos. Construída no séc.VI como catedral, permaneceu como a igreja mais importante do cristianismo durante mais de 900 anos. No séc. XV, Mehmet II conquistou a cidade e converteu-a em mesquita. Assim foi durante 481 anos, até a fundação da república turca laica, em 1934, quando foi transformada em museu. Almoço. O passeio prossegue com a visita da Mesquita Azul, com os seus seis minaretes e níveis de cúpulas. É um dos edifícios mais marcantes da cidade. Construída como uma rival islâmica para Santa Sofia, em 1609, é um dos melhores exemplos da arquitetura otomana. Junto encontra-se a Praça de Sultanahmet, que ocupa atualmente o lugar do antigo Hipódromo Romano (330 d.C.) e do qual ainda podemos ver alguns vestígios, como é o caso do obelisco egípcio e da coluna serpentina. O dia termina com a visita do Grande Bazar, um dos maiores mercados cobertos do mundo, com 60 ruas e 5.000 estabelecimentos comerciais. É bem conhecido pela sua joalharia, cerâmica pintada à mão, tapetes, bordados, especiarias e lojas de antiguidades. Regresso ao hotel.

Dia 10 – Istambul

Os serviços do hotel terminam com o café da manhã (o quarto poderá continuar ocupado até às 10 ou 12 horas, conforme normas de cada hotel). Tempo livre até à hora do traslado ao aeroporto em Istambul. Feliz viagem de regresso.

COMPARTILHE:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on Tumblr

Serviços

Inclui:

9 noites de estadia em hotéis de 5 estrelas.

9 cafés da manhã, 6 almoços e 6 jantares.

Circuito em onibus de turismo.

Traslado de chegada e saída (de acordo com o itinerário).

Serviço de bagageiros nos hotéis (1 mala por pessoa).

Guia acompanhante bilingue português/espanhol durante o circuito (do 2º ao 9º dia).

As visitas mencionadas no itinerário: Mausoléu de Ataturk, Caravançarai Seldjoukide, Museu ao Ar de Livre de Goreme, Vale Vermelho (Derbent), Vale Avcilar, Vila de Uçhisar, Vale Pasabag, Cidade Subterrânea na Capadócia, Mosteiro dos Derviches Dançantes, Pamukkale, Necrópole de Hierápolis, Éfeso, Casa da Virgem Maria, Mesquita Verde de Bursa, Mausoléu Verde de Bursa e Mercado da Seda.

 

Não Inclui:

Aéreo.

Extras de caráter pessoal.

Bebidas às refeições.

Gratificações a guias, motoristas e bagageiros (valores indicativos – por pessoa/dia: € 1,50 guia | € 1,00 motorista).

Tudo o que não estiver devidamente especificado em “Serviços Incluídos”.

 

AB