Ilha da Madeira: um exuberante destino que você precisa conhecer!

Nenhum Comentário

Ilha da Madeira: um exuberante destino que você precisa conhecer!

Melhores Destinos

A Ilha da Madeira faz parte do Arquipélago da Madeira, localizado a 1000 km de Portugal, um Patrimônio da Humanidade situado no Oceano Atlântico e tem origem vulcânica, com flora exótica, paisagens acidentadas e cortada por muitos canais de irrigação – chamados de “levadas” -, além de várias adegas do famoso vinho da Madeira.

Este é um destino clássico para os amantes da natureza e de uma boa gastronomia. Mesmo pequena – com 57 km de comprimento e 22 km de largura – essa ilha bucólica é cheia de atrações e é bom ter um roteiro bem definido do que fazer por lá para aproveitar ao máximo esse belo cartão postal. Confira nossas dicas com algumas opções de passeios por lá.

O que fazer na Ilha da Madeira?

Um dos locais mais lindos de Portugal, inclusive eleita o “Melhor Destino Insular do Mundo” por vários anos consecutivos, a Ilha da Madeira tem cenários incríveis para serem visitados, desde praias até trilhas por florestas de louros e corredores vulcânicos.

E se você pensa que esse destino é somente para pessoas mais velhas, está completamente enganado! O destino atrai muitos jovens por causa de suas belezas intocáveis. Confira!

Funchal – o ponto de partida

Que tal começar sua aventura pela capital Funchal? Ela está localizada a menos de duas horas de voo de Lisboa, principal entrada para esse destino que é um dos hotspots do país e é uma aposta certa para a sua próxima viagem em Portugal.

Essa charmosa cidade esbanja cultura e possui locais com ótimas comidas típicas, como as lapas – um tipo de molusco – e a bebida “poncha” que leva limão, açúcar e aguardente de cana.

Você também não pode deixar de ir ao Mercado dos Lavradores, um prédio de arquitetura magnífica, andar no teleférico do Monte e nos carros de cesto e conhecer a zona histórica de Funchal, com suas ruas estreitas e casas antigas.

Levadas – caminhada obrigatória

Quem vai à Ilha da Madeira não pode deixar de experimentar as fascinantes caminhadas pelas levadas. As levadas são canais de água construídos no início do povoamento da ilha e que atravessa a lindíssima Floresta Laurissilva, um Patrimônio Natural da Humanidade.

Esses canais têm a finalidade de levar a água das montanhas até às plantações e casas e possuem trilhas por cenários maravilhosos e de diversos níveis de dificuldades. É um fantástico ecoturismo, com aproximadamente dois mil quilômetros de caminhos e que oferece as mais diferentes atividades em contato direto com a natureza: rapel, mountain bike e canyoning são alguns exemplos.

Cabo Girão e Fajã dos Padres

Dois lugares encantadores para deixar sua visita à Ilha da Madeira mais que especial! O Cabo Girão, a oeste do Funchal, é um ponto de observação popular. Um pico de 580 metros de altura, com vista para o mar e de onde se avista o Funchal e Câmara de Lobos, um município da ilha.

No mirante, um pedaço do chão é feito de vidro, o que causa uma certa aflição nos visitantes, mas que vale muito a pena, já que a vista compensa e muito!

Já no Fajã dos Padres, um paraíso de plantações e vinhedos espremido entre o mar e a falésia, você pode aproveitar para saborear um vinho branco e uma boa comida feita na hora no restaurante local, que tem uma bela horta orgânica.

Para quem está em Cabo Girão, o ideal é pegar um teleférico e se aventurar na descida de 400 metros que acontece em menos de três minutos e já te deixa no Fajã dos Padres.

Claro que há muito mais a explorar nesse pedacinho de terra que fica a 1000 km do continente europeu. A Ilha de Madeira é desses paraísos que, quem conhece, jamais se esquece. São paisagens de tirar o fôlego e um povo hospitaleiro e simpático.

Aposto que você ficou com vontade de ir para lá, não é mesmo? Entre em contato conosco para conferir nossos pacotes para aproveitar cada pedacinho desse paraíso que é a Ilha da Madeira em Portugal!